Páginas

domingo, 21 de julho de 2013

Saída fotográfica à Santa Isabel


Em primeiro plano, uma forte corrente com grandes aros de ferro emolduram a imagem da capelinha branca com detalhes em azul celeste, construída pelos escravos  em devoção ao São Benedito.
Capela de São Benedito dos Treze de Maio




Santa Isabel está na microrregião de Guarulhos, no Alto Tietê e foi formada indiretamente pela "corrida do ouro", no século 18. Com uma população flutuante estimada em 15 mil habitantes, atrai pelas belas chácaras e sítios da zona rural da cidade, que oferecem as belezas naturais, além da vocação agrícola e avícola. Com mais de 80% de seu território em áreas de preservação de mananciais, quase não possui indústrias, favorecendo seu potencial turístico. Guarda a nascente do Rio Jaguari - rio que dá nome à represa que também corta as cidades de Igaratá e Jacareí.

Ponto-alto do roteiro, a Capela de São Benedito dos Treze de Maio (foto) - construída pelos escravos para materializar a devoção ao seu padroeiro. Junto dela foi erguido em 1888 o monumento histórico e marco da libertação dos escravos do município. Há evidências de que Santa Isabel remiu seus escravos antes mesmo da Lei Áurea.A saída foi um sucesso e já estamos preparando a próxima. Os interessados em participar deverão solicitar sua filiação ao Fotoclube do Alto Tietê.

Mais do que um passeio, nossas saídas têm como objetivo princip
al o resgate e preservação da memória, educação patrimonial e cidadania - já que são inclusivas.
Todos os produtos de informação são estruturados para posteriormente serem partilhados com o público através de nossas exposições acessíveis às pessoas com deficiência visual.